sexta-feira, 21 de maio de 2010

Banco de Dados Geográficos


Para quem estiver interessado em ampliar seus conhecimentos na área de banco de dados geográficos, OGC e OMT-G, um livro considerado como referência no Brasil e fora dele, chama-se “Banco de Dados Geográficos” dos autores Marco Casanova (PUC-Rio), Gilberto Câmara (INPE),  Clodoveu Davis (PUC Minas), Lúbia Vinhas (INPE), Gilberto Ribeiro de Queiroz (INPE). O único problema é que não encontramos edição impressa para adquirir, em função do sucesso do livro. Todavia os autores disponibilizaram o livro on line para quem quiser e se interessar pelo assunto.
Abaixo segue uma descrição dos objetivos do livro escrita pelos autores:
“O livro Bancos de Dados Geográficos é uma obra de referência que descreve o uso de tecnologias de informação para armazenar, processar, distribuir e compartilhar dados espaço-temporais. O público-alvo são profissionais envolvidos em gerenciamento, modelagem e programação de aplicativos geográficos. Os temas discutidos incluem: (a) representação computacional de objetos geográficos; (b) modelos espaço-temporais e modelagem de bancos de dados geográficos; (c) arquiteturas e linguagens de consulta para bancos de dados geográficos; (d) métodos de acesso e processamento de consultas em bancos de dados geográficos; (e) exemplos de sistemas: Oracle Spatial, PostgreSQL, TerraLib; (f) intercâmbio de dados, integração e interoperabilidade, e disseminação na Internet de dados geográficos; (g) descrição da TerraLib, incluindo tratamento de dados matriciais e desenvolvimento de aplicativos.”
O link para acessar o livro on line é esse:



Um grande abraço a todos. 
Fabrício

sexta-feira, 14 de maio de 2010

ZEE do Estado de Minas Gerais

O Zoneamento Ecológico Econômico do Estado de Minas Gerais (ZEE-MG) pode ser acessado via internet através do site www.zee.mg.gov.br. As informações são referentes a um diagnóstico do meios geo-biofísico e sócio-econômico-jurídico-institucional, originando cartas de Vulnerabilidade Ambiental e de Potencialidade Social. A intersecção dessas camadas resulta no ZEE do Estado de Minas Gerais. Uma ferramenta valiosa no planejamento e na elaboração das políticas públicas, que dá suporte a gestão ambiental, além de compor uma base de dados organizada podendo ser consultada por quem tiver interesse. Utiliza a metodologia das diretrizes propostas pelo Ministério do Meio Ambiente – MMA para elaboração de ZEE.
O ZEE-MG foi realizado através de uma parceria entre o SISEMA e a Universidade Federal de Lavras, com o apoio da Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão, juntamente com o a Fundação João Pinheiro. Abaixo uma imagem da pagina com as informações do munícipio de Itinga:


www.zee.mg.gov.br

Um grande abraço a todos.
Fabrício

quinta-feira, 6 de maio de 2010

A simulação Breathing Earth

Esta simulação é uma aplicação em GIS que apresenta em tempo real as emissões de CO2 de cada país no mundo, assim como suas taxas de natalidade e mortalidade. Não quero entrar no debate sobre o aquecimento global, mas está aplicação serve como um bom exemplo do que pode ser realizado com GIS em tempo real, uma vez que aplicações desse tipo podem ser feitas para oferecer algum tipo de alerta (contra incêndio ou contra de enchentes, etc.), levando informação mais rapidamente as pessoas.

Breathing Earth



Um grande abraço a todos.
Fabrício

terça-feira, 4 de maio de 2010

Gerar perfil no ArcMap


Uma boa ferramenta para gerar perfis geológicos no ArcMap pode ser adquirida gratuitamente no site da ESRI. Basta realizar uma busca na página de pesquisa de arcscripts, localizar o código Profile Tools 1.2, fazer o download e usar. O arquivo baixado possui um tutorial e um arquivo mxd já com o código VBA preparado para ser usado.

O importante é montar a base de acordo com o  mostrado no tutorial para que o script funcione corretamente. Quem quiser visualizar o código no mxd faça o seguinte: Menu Tools -> Macros -> Visual Basic Editor.
Logo abaixo tem um link direto para o download do arquivo:

Um grande abraço a todos. 
Fabrício

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Modelo Digital de Elevação - ASTER

O governo japonês e a NASA estão disponibilizando, desde 29 de junho de 2009, os dados do Modelo Digital de Elevação ASTER. As cenas cobrem áreas de 1 por 1 grau. O GDEM (ASTER Global Digital Elevation Model), como é chamado, configura-se como uma boa fonte de informação topográfica de rápido e fácil acesso, bastando cadastrar-se em uma página disponibilizada pelo governo japonês ou mesmo no site da NASA, escolher as cenas e fazer o download. Pode-se utilizar coordenadas geográficas ou até mesmo um shapefile para localização da cena. Cabe ressaltar que o produto tem algumas restrições que precisam ser analisadas de acordo com a finalidade do uso, contudo é uma boa oportunidade de conhecer e aplicar os dados GDEM. Abaixo seguem algumas especificações técnicas em relação a precisão:
  • Precisão relativa de localização vertical: até 50 m sem pontos de controle
  • Precisão relativa de localização horizontal: até 50 m sem pontos de controle
  • Precisão absoluta de localização vertical: até 20 metros com pontos de controle
  • Precisão absoluta de localização horizontal: até 30 metros com pontos de controle


Um grande abraço a todos.
Fabrício

domingo, 2 de maio de 2010

Organização e manipulação de dados no ArcCatalog


Um fator importante para uma boa organização dos dados geográficos no Arcgis 9 é conhecer o ArcCatalog. Selecionei essa excelente apostila que mostra os conceitos envolvidos na construção e gerenciamento de uma base de dados, assim como os passos e as ferramentas envolvidas nesse processo.

Um grande abraço a todos. 
Fabrício